As operações gerais de manutençõo variam consoante a época em que são feitas: na época de repouso vegetativo (Outubro a Março), ou na época de actividade vegetativa (Março a Outubro).

Na primeira decorrem os trabalhos normais de retancha, desbaste, poda, mondas, fertilizações, revitalizações de relvado, colocação de tutores, mobilização, etc. Deverá ser verificado todo o sistema de drenagem e dos pavimentos.

A segunda época compreende essencialmente o corte e a rega do relvado. Há pois que tomar o cuidado necessário, para que os cortes se façam de forma oportuna, normalmente em períodos intervalados de pelo menos 10 dias, na época própria e com a máquina adequada. Há que tomar também especial atenção ao aparecimento de plantas invasoras nefastas, utilizando-se então a monda manual ou química. Deve evitar-se igualmente o excessivo calcamento, que exige perfurações, e no caso do aparecimento de clareiras, proceder à ressementeira do relvado, com a respectiva incorporação de terriço.

Os Viveiros Flôr da Calçada prestam um serviço através de avenças (mensais ou anuais), e com visitas semanais, quinzenais ou permanentes.